quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deficientes visuais da AJIDEIV expõem suas fotografias

Com quase 20 anos de dedicação ao hobby da fotografia, Luiz Hille perdeu por alguns momentos o principal suporte para a concepção das imagens: a visão. A experiência, obtida num curso sobre foto para cegos realizado em Blumenau, fez o joinvilense perceber as dificuldades no dia a dia dessas pessoas. Mas que, nem por isso, os afasta da arte.
O resultado dessa vivência está em “Explorando os Sentidos”, mostra das fotografias realizadas durante o curso desenvolvido e ministrado por Luiz Hille na Ajidevi (Associação Joinvilense de Integração de Deficientes Visuais). Desde março, quatro pessoas tiveram aulas teóricas e práticas sobre fotografia – uniram a técnica à percepção aguçada dos demais sentidos, numa criação poética e diferenciada.
“Desde que fiz o curso de foto sem visão, quando senti na pele as dificuldades no mundo dos cegos, me interessei muito pelo tema”, explica. Após uma pesquisa sobre como ministrar estes cursos, Luiz Hille ofereceu o trabalho voluntário para a Ajidevi, e quatro associados se interessaram pelas aulas semanais que envolveram desde a história da fotografia, o uso de equipamentos e saídas em campo.
Boa parte dos encontros aconteceu na própria Ajidevi, num ambiente conhecido pelos alunos. Através da audição e do tato, foram eles quem decidiram quais seriam seus registros – em alguns casos, a descrição de um local feita por outra pessoa ajudava os participantes a criarem a imagem em sua memória, para só então decidirem se fariam ou não a fotografia.
Na última aula, os quatro alunos puderam enfim sair a campo, na praça Tiradentes, no Floresta. O local é apontado como uma das áreas exemplo de Joinville na acessibilidade. “Foi interessante porque eles saíram da segurança da bengala, para tatearem e fotografarem o que queriam”, conta Luiz Hille. “Geralmente os fotógrafos seguem uma linha estética em comum, mas no caso deles há outras referências, sem o horizonte com base, por exemplo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário