quinta-feira, 14 de abril de 2011

Histórico da AJIDEVI


A Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais – AJIDEVI foi fundada no dia 06 de março de 1981, tendo a publicação no Diário Oficial em 20 de julho de 1981, reconhecida como entidade civil, assistencial, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos.
A criação da AJIDEVI foi alicerçada na boa vontade de um grupo de pessoas deficientes visuais e não deficientes, tendo como dirigente a Professora Aurélia Maria Silvy que realizava um trabalho de Alfabetização em Braille para cegos, nas dependências do Colégio Santos Anjos.
A professora Aurélia, juntamente com um grupo de pessoas,  começaram a mobilizar-se para criar uma associação que pudesse atender realmente as necessidades da demanda.
Inicialmente as atividades foram desenvolvidas em uma sala cedida pelo Grupo de Escoteiro Ronaldo Dutra, (23/05/1973).
No ano seguinte, devido a falta de espaço físico, as atividades passaram a ser desenvolvidas em uma sala cedida pela FERJ – Faculdade de Engenharia da Região de Joinville. Mais tarde os alunos passaram a freqüentar uma sala de recursos para pessoas com deficiência visual, nas instalações do Colégio Santos Anjos.   
Em 01 de junho de 1991, a AJIDEVI inaugurou sua sede própria, e no ano seguinte a parte pedagógica instalou-se definitivamente na nova sede.
Hoje:
Atende pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão), de todas as faixas etárias da cidade de Joinville e micro-região, atuando no campo da habilitação e reabilitação, visando a reintegração social. Atualmente a entidade possui 667 associados cadastrados.
 O objetivo da associação é preparar as pessoas com deficiência visual, na área educacional e social. Realiza atividades que capacita o deficiente visual para desenvolver atividades normais no seu dia-a-dia, bem como, para ingressar no mercado de trabalho. Também visa desenvolver a independência e melhoria nas condições da qualidade de vida e saúde, integração e promoção social, viabilizando uma maior participação na sociedade e seu efetivo e igualitário exercício de cidadania.
A entidade subsiste financeiramente através de doações de pessoas físicas e jurídicas, convênios, subvenções, bem como de promoções beneficentes que realiza no decorrer de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário